Estudo 002 - Razões nas Escrituras para ser Comunidade Israelita

Por que vocês são diferentes? De onde vocês tiraram esse nome de Comunidade Israelita? Essas e outras perguntas são as que mais ouvimos, por isso neste segundo estudo daremos a resposta para explicar a razão, dentro das Escrituras, para ser Comunidade Israelita. Em primeiro lugar, no estudo anterior comprovamos porque somos Comunidade, agora, nós vamos conferir o que o emissário (apóstolo) Shaul (Paulo) escreveu para os Efésios. Devemos ter em mente que eles eram gentios (Efésios 2.11), então Shaul vai lhes lembrar a condição em que eles como gentios se encontravam antes da conversão: Menciona uma longa lista, era a triste situação antes da conversão:

"Naquele tempo, estáveis sem o Mashiach (O Messias), separados da Comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem YHVH (O Eterno) no mundo" (Efésios 2.12 - Versão Revista e Atualizada). Vamos então enumerar a lamentável condição dos gentios, antes da conversão, perceba que é antes da conversão: (1) Estavam sem o Mashiach, nada sabiam sobre Ele e o que foi realizado em favor da salvação deles. (2) Eram estranhos às Alianças da promessa, não entendiam que o Eterno estabeleceu várias alianças com Seu Povo. (3) Não tinham esperança, nada esperavam do futuro. (4) Sem conhecer O Eterno, completamente desolados no mundo.

Porém, o que muitos ainda não compreendem é a frase: "separados da Comunidade de Israel". O que significa exatamente isso, os gentios antes da conversão eles estavam distantes, separados, da Comunidade de Israel. Então, nossa pergunta é: Será que depois da conversão eles, os gentios ficavam, ou continuavam separados da Comunidade Israelita ou eles eram agregados, unidos, integrados, ou seja, "enxertados" na Comunidade Israelita (Romanos 11.17)? A resposta é: Eles agora ficavam unidos, integrados, agregados à Comunidade Israelita: Confira: "Mas, agora (isto é, depois da conversão) em Mashiach, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue do Mashiach" (Efésios 2.13) "Assim já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família do Eterno" (Efésios 2.19).

Nada pode ser mais claro do que isto: O gentio ao se converter se aproxima, se une, é enxertado, agregado, integrado, incluído na "oliveira" (símbolo de Israel -Yirmeyahu [Jer] 11.16 - Romanos 11.17). Ele se torna agora um israelita, como Shaul continuou a ser (Romanos 11.1). Onde você está? está unido, integrado, incluído na Comunidade Israelita?