Estudo 003 - O Ensino das Escrituras Sobre Israel

Estamos motivados para um retorno (Teshuváh) às raízes israelitas da Fé. E para que isso seja possível a primeira verdade a ser aprendida é sobre o Povo de Israel, sobre Nosso Povo. Devemos compreender o trato do Eterno YHVH com Israel, e ter o mesmo pensamento que Shaul (Paulo) tinha sobre esta verdade. Para começar a entender está aqui um pequeno resumo. Shaul sabia por revelação que o Eterno YHVH tinha um Plano irrevogável, ou seja, que não poderia ser modificado ou alterado (Romanos 11.29). Neste capítulo 11 de Romanos ele explica esse Plano:

Começa fazendo uma pergunta, a qual todos deveriam prestar muita atenção: "Pergunto, pois, terá o Eterno YHVH, porventura, rejeitado o Seu Povo? ..." (Romanos 11.1), então a seguir ele mesmo dá a resposta, de maneira categórica: "De modo nenhum!" (Romanos 11.1). De maneira que se nós perguntássemos a Shaul (Paulo) se em algum momento o Eterno rejeitou o Seu Povo, a resposta seria: Não! De modo nenhum! -- É notável perceber que Shaul repete duas vezes a mesma afirmação (Romanos 11.1-2). E qual é a prova? Para provar que o Eterno não rejeito o Seu Povo ele argumenta: "Porque eu também sou israelita..." (Romanos 11.1).

Devemos compreender que Shaul escreveu a Carta aos Romanos entre 56 a 58, ou seja, mais de 30 anos após a morte e ressurreição do Mashiach (O Messias). Isto significa que após 30 anos dos acontecimentos do Calvário, Israel continuava a ser o Povo do Eterno YHVH  (Shaul pergunta sobre Seu Povo, o Povo do Eterno). Assim o melhor argumento para provar que o Eterno NÃO tinha rejeito o Seu Povo é Shaul esclarecer que ele é Israelita. Por favor note que nessa época, muitos anos depois de sua conversão, o emissário (apóstolo) Shaul se declara ainda como sendo israelita, em nenhum momento deixou de ser israelita para se transformar em outra coisa.

Depois de provar que o Eterno não tinha rejeitado a Israel, Shaul reforça o argumento comparando Israel a uma árvore, ele se utiliza da mesma figura de uma "oliveira" que o profeta Yirmeyahu [Jer] usou (confira Yirmeyahu [Jer] 11.16). Assim explica que os judeus que não aceitaram o Mashiach (O Messias), são semelhantes a "ramos quebrados" (Romanos 11.17), isso por causa de sua "incredulidade" (Romanos 11.20), pela transgressão foram "abatidos" (Romanos 11.12). Todavia, o que deve ser notado, é com muita atenção que os judeus incrédulos, são apenas "ramos" dessa oliveira (Israel), e NÃO É A ÁRVORE. O Eterno, então, purificou a árvore cortando os ramos incrédulos, Ele não arrancou a árvore. Sabe por quê? Porque os gentios enxertados agora na árvore, enxertados na oliveira participam da "raiz e da seiva" dessa oliveira que é Israel (Romanos 11.17). Os gentios convertidos deveriam ser enxertados, unidos, incluídos, agregados na oliveira (Israel), mas os homens inventaram outras árvores, plantas que o Eterno não plantou.

Onde você está incluído? Na "oliveira" do Eterno, naquela que Ele nunca arrancou? Ou está noutra árvore qualquer?
Continue seus estudos, faça um de nossos Cursos - Clique na linha a seguir:
Solicitação de Estudos